
A Prefeitura de Grossos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (27) a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Planejamento participativo: Fortalecendo o compromisso social pelo direito à saúde”. O encontro teve como principal objetivo contribuir para a construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, definindo metas e propostas que visam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
DEBATES E PROPOSTAS
Durante o evento, os participantes se dividiram em grupos para discutir três eixos fundamentais:
- Eixo 1 – Planejamento participativo na Atenção Primária à Saúde, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde.
- Eixo 2 – Planejamento participativo para a vigilância em saúde mais eficaz e responsiva às demandas sociais.
- Eixo 3 – Planejamento participativo para a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de média e alta complexidade.
Todas as propostas debatidas e aprovadas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde, servindo de guia para a gestão pública nos próximos quatro anos.
A secretária de Saúde, Leila Moura, destacou a importância do momento: “O foco da nossa conferência é fortalecer o vínculo das equipes de saúde com nossa população, refletindo sobre os avanços da saúde pública e as metas que ainda precisamos alcançar. Estamos debatendo investimentos que possam levar serviços de excelência a toda a população de Grossos”.
Já o secretário adjunto, Diego Moura, ressaltou a relevância da participação popular: “Foi uma oportunidade de reforçar a importância do SUS, que será a base para a elaboração do nosso plano municipal e para que possamos atender as demandas de saúde do município nos próximos anos”.
PRESENÇAS E PROGRAMAÇÃO CULTURAL
O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação da secretária de Saúde Leila Moura, do secretário adjunto Diego Moura, da coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Luedja Moura, do enfermeiro e palestrante Ayslon Paulino, do presidente da Câmara Dauster Renard, além dos vereadores Alexandre Santos, Dorinha do Córrego e Cinthia Seabra, profissionais da saúde e usuários do SUS.
A conferência ainda teve momentos culturais com a apresentação do grupo de dança Relembrarte e dos músicos Genivan Velozo, Djavan Jackson e Vanuza Ferreira, integrantes da Secretaria Municipal de Cultura.