Os dados da telemetria mostraram que a batida violenta de Gabriel Bortoleto na corrida sprint do GP de São Paulo gerou até 57G de força. De acordo com o portal da revista alemã Auto Motor und Sport, ele perdeu o controle na abertura da última volta quando estava a quase 340 km/h por hora.
Bortoleto vinha atrás de Alexander Albon quando escapou com o carro em altíssima velocidade antes da entrada do S do Senna. Imagens mostram o DRS da Sauber #5 aberto no instante em que ele move a direção para o lado de dentro antes de rodar e bater.
Gabriel estava a 339 km/h no instante do acidente. Por causa da velocidade muito alta, sofreu dois impactos: o primeiro, de 34G, e impressionantes 57G no segundo. A título de comparação, Romain Grosjean sofreu um impacto de 67G no GP do Bahrein de 2020 ao colidir contra o guard-rail a 197 km/h.
O carro da Sauber ficou completamente destruído, mas Bortoleto escapou ileso. Ele possui um chassi reserva, e a equipe de Hinwil corre contra o tempo para dar a ele a chance de participar da classificação. “Vamos construir um carro novo, não há tempo para ficar insistindo neste”, disse o chefe, Jonathan Wheatley, logo após a sprint.