Anova temporada do futebol potiguar já começou. Após 45 dias de inatividade no departamento de futebol, ABC e América retomaram os trabalhos com propostas diferentes. A apresentação do ABC ocorreu pela manhã, quando os atletas iniciaram a fase de avaliações físicas e exames laboratoriais.

O América também se reapresentou no turno matutino, no estádio José Vasconcelos da Rocha. O técnico Ranielle Ribeiro e os dirigentes da SAF tiveram contato com boa parte do elenco, já que cerca de 60% dos jogadores foram mantidos em relação à última Série D. A principal novidade foi o sétimo reforço para a temporada: o atacante Ítalo Silva, de 18 anos, sobrinho de Max — ídolo que marcou época no clube. Ítalo chega por empréstimo do Vasco e é tratado como aposta para o futuro.

O executivo de futebol, Ramon Bisson, destacou que a busca por reforços continua. A lista ainda inclui dois atacantes e um lateral-esquerdo, enquanto a posição de meia-armador está suprida com a permanência de Souza, que renovou por mais um ano. Com Ítalo, Ranielle já conta com 21 jogadores à disposição. A tendência é que jovens da base alvirrubra sejam integrados ao elenco principal neste início de trabalho.


Bisson ressaltou que a ideia é contratar atletas capazes de disputar vaga no time titular, que já possui uma base consolidada. A comissão técnica terá tempo para ajustar o grupo, já que estão previstos 55 dias de preparação até a estreia oficial em 2026.

Enquanto isso, o ABC segue caminho oposto ao rival. Após uma temporada de 2025 marcada por turbulências e pelo rebaixamento à Série D, a diretoria decidiu promover uma ampla reformulação. Cerca de 80% do elenco foi renovado, atendendo à visão do técnico Marcelo Chamusca, que considerava arriscado manter jogadores que não conseguiram vencer nenhum adversário da Série C dentro do Frasqueirão.


Com tantas mudanças, Chamusca acredita que terá mais chances de reconquistar o apoio da torcida, que desde a campanha vitoriosa de 2022 não vê boas atuações e ainda sofre com problemas financeiros do clube. A pré-temporada prevê até cinco partidas, entre jogos-treino e amistosos.

Quem também se apresentou nesta segunda-feira foi o Laguna, equipe que assim como os dois maiores clubes do futebol local, terá um calendário considerado bom este ano. Com o rebaixamento do ABC, a equipe da região litorânea potiguar será o terceiro representante do RN na Série D do Brasileiro. A participação numa competição nacional, era o grande objetivo do clube desde sua fundação, em 2022.