O Campeonato Potiguar pode passar por uma reviravolta na reta final da primeira fase, restando apenas três partidas para o encerramento desta etapa da competição. América e Potyguar Seridoense utilizaram, nas últimas rodadas, jogadores em situação irregular. O caso do América pode ser o mais grave. Atualmente líder da classificação geral, o Alvirrubro corre um risco significativo, a ponto de o rebaixamento não ser descartado.

Na noite desta quarta-feira (28), o jornalista da Rádio 96 FM de Natal, Mallyk Nagib, noticiou em um programa esportivo a escalação irregular do lateral Elias, do América, em três partidas da competição. O atleta teria sido relacionado sem estar registrado no BID. O registro na CBF comprova que o jogador já atua como profissional, após completar 20 anos, o que se enquadra na situação apontada.

Ainda no fim da noite desta terça-feira, o Potyguar de Currais Novos também utilizou dois atletas sem contratos profissionais: Toró e Fabrício. Ambos foram relacionados em dois jogos do Campeonato Estadual, situação proibida pelo regulamento da competição.

Até o momento, segundo o setor jurídico da FNF, não há nenhuma denúncia formalizada no TJD-RN. A informação foi confirmada por Francisco Honório Filho e divulgada pelo jornalista Júnior Ribeiro, que entrou em contato com o órgão.

Diretores e o departamento jurídico do América se reuniram na manhã desta quinta-feira (29) para avaliar o caso e entender o grau do erro cometido na área administrativa do clube. Em caso de punição pelo TJD-RN, o clube pode perder até 18 pontos, podendo chegar a –8 na classificação geral. Atualmente, o lanterna da competição é o Globo, que ainda não conseguiu pontuar.