Na tarde deste domingo (7), na Arena das Dunas, o América-RN viveu um daqueles jogos que ficam marcados na memória da torcida. Apesar da superioridade em campo e da pressão sobre o adversário, o Alvirrubro ficou apenas no empate contra o Santa Cruz e perdeu a chance de garantir o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

 

Domínio alvirrubro e gol de Aruá


O primeiro tempo foi de amplo domínio do América. A equipe comandada pelo técnico manteve a posse de bola, criou oportunidades e chegou a sufocar o Santa Cruz. Ainda assim, foi o time visitante que teve a melhor chance: Thiago Galhardo, em um contra-ataque, finalizou cara a cara, mas parou em grande defesa do goleiro Renan Bragança, que evitou o pior para os potiguares.

Logo no início da segunda etapa, a pressão americana foi recompensada. Aos dois minutos, Alexandre Aruá acertou um belo chute de fora da área com a perna esquerda e abriu o placar, inflamando os mais de 20 mil torcedores presentes na Arena.

Imagem: torcida do América fez uma grande festa para o jogo decisivo do acesso, contra o Santa Cruz na Arena das Dunas

 

 

GOL DE EMPATE E FRUSTRAÇÃO 

 

O América seguiu criando oportunidades para ampliar, mas pecou nas finalizações. O castigo veio aos 37 minutos do segundo tempo. Em cobrança de falta para o Santa Cruz, William Júnior levantou a bola na área e Wagner Balotelli apareceu para cabecear e empatar a partida.

Com o resultado de 1 a 1 em Natal e a vitória do Santa Cruz por 1 a 0 no jogo de ida, no Recife, a equipe pernambucana assegurou o acesso à Série C, deixando o América pelo caminho.


Imagem: Salatiel, atacante americano em um dos lances da partida contra o Santa Cruz

 

Na temporada 2025, o América conquistou o tricampeonato do campeonato potiguar, diante do rival ABC no Frasqueirão, foi líder na primeira fase da série D, chegando mais uma vez na fase decisiva para o acesso, em 2026, terá que disputar novamente a série D, pelo terceiro ano consecutivo após a última participação na série C em 2023.

 

América 1x1 Santa Cruz - Santa Cruz classificado série C

 

O duelo decisivo levou 29.807 torcedores à Arena das Dunas, sendo 29.398 pagantes e 409 não pagantes, gerando uma renda de R$ 741.604,00. O número comprova a força da torcida americana, que apoiou do início ao fim e fez uma grande festa, mesmo diante da decepção pelo resultado.