Imagem:Leandro Alves (secretário Cultura) e Binho Kashak (Assessor Especial)

Areia Branca se prepara uma semana de atividades para destacar a Consciência Negra que será celebrada na pròxima quinta-feira (20). Feriado Nacional, constituída pelo Governo Federal em 2023. As ações tem a frente a secretaria de Cultura da cidade a partir desta segunda ((17). O tema: a Educação, Cultura, e Ancestralidade. Caminhos no Combate ao Racismo. 

A primeira ação será realizada na Câmara Municipal, com a palestra da profressora da UERN, Natália Melo com o tema "Identidade Negra e Racismo Estrutural." Sanções e Decretos de Lei ao Dia de Jurema Sagarada e do Juremeiro. Haverá entrega de Comendas José Jaime Rolim e Mãe Edwirgens. Haverá o lançamento da Cartilha dos Direitos dos Povos Tradicionais. Com público alvo: artístas negros, terreiros, e comunidade em geral. 

Na terça-feira haverá uma roda de conversas com o tema "O Papel da Educação nas relações Étnico-Raciais" com o professor da UERN Miguel Rufino. O encontro será realizado na Secretaria Executiva de Cultura. No mesmo dia, haverá um Cine Afro, na direção de Jefferson Souza. Uma exposição "Ancestralidade, Cultura, e Resistência." Com Binho Kashak. Aberto ao público, das 8h às 17h. 

Na quarta-feira (19) haverá "Cine Cultura" Uma noite de arte e reflexão sob o céu de Areia Branca. Na quinta-feira (20) no dia da celebração Nacional, haverá um Cortejo Afro-Projeto Ominibú, O Canto das Águas. Com apresentações culturais e religiosas na rua Travessa dos Calafates e a rua Jorge Caminha.