O Campeonato de Blocos de Areia Branca vai começar. Doze equipes, divididas em quatro grupos, disputam a 24ª edição no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral. O É Diferente, atual campeão, estreia na competição contra o G@tos.com, em um duelo de nove títulos em quadra, que promete dar início à pura emoção.

Neste ano, a edição contará com uma premiação de R$ 40 mil. O Campeonato de Blocos Feminino vai contar com seis equipes; em 2025, a equipe campeã foi o Nativos. A competição é o maior evento esportivo de Areia Branca, reunindo jogadores de nível nacional, e dá início à festa em quadra do Carnaval na capital da Costa Branca. O campeonato traz um retorno econômico e cultural durante um mês. Trata-se do maior evento pré-carnavalesco da cidade, que antecede o Carnaval e tem seu encerramento na sexta-feira de Carnaval, com o tradicional arrastão até o Cais Tertuliano Fernandes.

QUE GRANDES NOMES DE PESO VÃO ABRILHANTAR EM QUADRA

Areia Branca foi uma das cidades do Rio Grande do Norte que adotaram o formato de competição com blocos de Carnaval, em que as equipes passaram a investir na contratação de atletas profissionais. Nos primeiros anos, no início da década de 2000, as equipes eram formadas majoritariamente por jogadores locais.

Nomes como Simi, campeão da Copa do Mundo de Futsal com a Seleção Brasileira ao lado de Falcão; Valdin, também da Seleção Brasileira, campeão com a amarelinha nos Jogos Pan-Americanos e na Copa América; e Rômulo, brasileiro naturalizado russo e campeão da UEFA Champions League de Futsal, já disputaram a competição.

Bruno Lambão, atual bicampeão consecutivo do Campeonato Brasileiro de Futsal, em 2024 e 2025, com Fortaleza e Atlético-PI, é o principal destaque entre os nomes que vão disputar a edição atual.

Imagem: Simi, Valdin, Rômulo e Lambão são grandes nomes em nível nacional que já disputou-disputa o Campeonato de Blocos em Areia Branca

 

NOMES QUE MARCARAM ÉPOCA E LEVARAM O CAMPEONATO AO PATAMAR DO NORDESTE  

Ao longo dos anos, quando a competição dava os primeiros passos, nos anos 2000, jogadores naturais do Ceará se tornaram lendas: nomes que marcaram época e que até hoje são lembrados pelos torcedores em jogos épicos. Wendel, o pivô matador, tinha um faro de gol apurado, fazendo gols que muitas vezes calavam o ginásio. Ídolo e multicampeão com a camisa do Deputados. João César é mais um multicampeão, com passagens por diversas equipes, artilheiro e, ao lado de Wendel, um dos maiores goleadores da história. Luciano São João é outro jogador que, até hoje em quadra, vem construindo sua trajetória. Além deles, Fernandinho, Tevez, Ilbério, Luciano, Glauber e Sérgio Édson, conhecido como Serginho, tornaram-se referências. Serginho, inclusive, foi o primeiro a conquistar o Campeonato de Blocos como jogador e treinador.

 

Imagem: Jogadores que marcaram época e transformando o Campeonato de Blocos o maior do Rio Grande do Norte, no formato equipes que representam blocos de Carnaval 

Imagem: Serginho ao lado da sua filha no Fortaleza, foi o primeiro a se tornar campeão como jogador e treinador da história da competição

 

O MAIOR CAMPEONATO DE BLOCOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Durante muitos anos, o Campeonato de Blocos se tornou vitrine para muitos atletas, que utilizavam o período da competição para acertar com grandes clubes do futsal. Muitos dirigentes de clubes tradicionais da modalidade, em todo o Brasil, já utilizaram a performance da competição para contratar determinados jogadores. Portas se abriram para atletas naturais de Areia Branca, como o caso do areia-branquense João Filho, campeão em 2019 com a camisa dos 12 – Academia Corpo e Ritmo. De lá para cá, o atleta foi campeão, em 2025, do Campeonato Estadual de Futsal com a camisa do América, além de passagens pelo futsal do Paraná, um dos maiores centros da região Sul na modalidade.

 

Imagem: João Filho, natural de Areia Branca e um dos grandes atletas que vai disputar o Campeonato de Blocos na edição 2026

TRANSMISSÕES DA TV AREIA BRANCA IMPULSIONARAM O CRESCIMENTO DO CAMPEONATO DE BLOCOS 

A TV Areia Branca sempre esteve presente nas edições do Campeonato de Blocos. Sua história se mistura com a da competição, sendo referência em todo o estado, com credibilidade e reconhecimento por parte de muitos jogadores. Principalmente do povo de Areia Branca. As tranmissões fez com que o nome da cidade alcançasse outras regiões e até países, levando entretenimento e informação, além de fazer o torcedor se sentir em quadra. Pioneira em vários momentos ao longo de seus 14 anos, a TV Areia Branca passou pelo rádio até chegar ao patamar que lhe garantiu reconhecimento pelos méritos alcançados.

Imagem: TV Areia Branca, sempre registrando os grandes momentos de Areia Branca e toda a região da Costa Branca Potiguar

 

Imagem: Chave de Grupos do masculino na atual edição

Imagem: Chave de grupos do Feminino