Neste sábado (20), a quadra da escola de samba Grande Rio viveu um momento de transição e emoção: a influenciadora Virginia Fonseca foi oficialmente coroada como a nova rainha de bateria da agremiação, em cerimônia que contou com a participação simbólica e emotiva de Paolla Oliveira, que até então ocupava o posto.
A solenidade ocorreu em meio à expectativa da comunidade de Duque de Caxias e dos aficionados pelo Carnaval carioca, marcando o encerramento de um ciclo e o início de outro.

Imagem: Paolla Oliveira e Virgínia Fonseca receberam faixas e buquês, para celebrar a transição das rainhas de bateria da Escola de Samba Grande Rio
A TRAJETÓRIA DE PAOLLA E O LEGADO
Paolla Oliveira foi anunciada como despedente do cargo de rainha de bateria da Grande Rio ainda em fevereiro de 2025. Após anos à frente da bateria, ela alegou a necessidade de redirecionar suas atenções para a carreira artística e projetos pessoais.

Imagem: Paolla agradecendo a grande torcida da Grande Rio após ter passado o reinado como rainha de bateria
Durante seus sete anos de reinado à frente da “Invocada” (sem contar as interrupções), Paolla protagonizou visuais icônicos e momentos marcantes, como quando se transformou em onça na Avenida em 2024, o que viralizou nas redes sociais. A atriz, contudo, deixa o posto com reconhecimento e carinho da escola: em publicação oficial, a Grande Rio afirmou que “a nossa jornada representa um sentimento verdadeiro, que nos orgulha muito e ficará para sempre marcada”.
A COROAÇÃO DE VIRGÍNIA QUE TERÁ SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA A FRENTE COMO RAINHA DE BATERIA
A cerimônia de coroação aconteceu durante a final da disputa de samba da escola, reunindo integrantes da escola, comunidade, convidados e imprensa. Virginia entrou em cena com um visual impactante: o figurino foi confeccionado pelo designer Rodolpho Rodrigo, ostentando mais de 15 mil cristais aplicados à mão e cerca de 2 kg de franja de canutilhos. Na véspera, ela havia divulgado que alongou os fios do cabelo com uma extensão para a ocasião.
O momento mais simbólico ficou por conta de Paolla Oliveira coroar Virginia, em gesto de passagem de bastão. A atriz também foi declarada rainha de honra da Grande Rio, garantindo que manterá um vínculo formal com a escola e será sempre bem-vinda.
Nas redes sociais e na comunidade carnavalesca, a posse de Virginia foi objeto de elogios, mas também de críticas. Algumas vozes questionaram a experiência da influenciadora com o samba e cogitaram que sua ascensão teria motivações externas. A Grande Rio respondeu em parte a essas contestações, afirmando que a proposta da escola é “dialogar com diferentes públicos e ampliar não só a presença no mundo digital, mas do Carnaval em geral”.