A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará o novo calendário do futebol profissional masculino brasileiro na quarta-feira (1º), às 10h, em sua sede no Rio de Janeiro.

O presidente da CBF, Samir Xaud, havia prometido em agosto divulgar o novo calendário dentro de 60 dias, com objetivo de amenizar o aperto no cronograma de jogos do país.

Possíveis mudanças

  • Estaduais: diminuição de 16 para 11 datas
  • Copa do Brasil: mais fases em confrontos de jogo único
  • Copa do Nordeste: mudança de formato
  • Copa Verde: mudança de formato e mais clubes
  • Série D: ampliação de 64 para 96 clubes

A expectativa é de que os campeonatos estaduais sejam os maiores impactados. Atualmente, de uma forma geral, estas competições chegam a ter entre 15 e 16 datas, que devem ser reduzidas para 11.

A Copa do Brasil também pode ser modificada. Existe uma discussão de que as fases sejam disputadas em jogo único até as semifinais. A decisão seria no atual formato de ida e volta, mas uma única partida, em campo neutro, não é descartada.

Outra competição que deve ser impactada é a Copa do Nordeste. Em setembro, uma comissão apresentou propostas de mudanças à CBF, e foi especulado um formato com 20 clubes divididos em quatro chaves.

RUMO DO FUTEBOL POTIGUAR PODERÁ SER MODIFICADO EM 2026

Com as mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026, América e ABC podem disputar a série C do Campeonato Brasileiro, O América por ter encerrado entre os oito melhores da série D de 2025, enquanto o ABC não seria rebaixado para a série D. 

O Potiguar de Mossoró entraria em cena e poderá ter calendário na próxima temporada, o Alvirrubro terminou o estadual de 2025 na quarta colocação geral da competição. Com isso, Mossoró terá calendário durante todo o ano. 

Imagem: Potiguar de Mossoró durante a temporada de 2025