A CLS Brasil, referência nacional em soluções tecnológicas para segurança marítima e monitoramento ambiental, em parceria com a Associação dos Proprietários de Barco de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (ASPERN), lança um projeto piloto inovador voltado ao rastreamento e à gestão de embarcações pesqueiras.
A iniciativa será oficialmente apresentada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025, no estand da ASPERN durante o Festival Ventos e Mar, no município de Areia Branca/RN. Com apoio técnico da Mareblu BR, o projeto pretende promover avanços significativos em segurança, gestão de frota e sustentabilidade das atividades pesqueiras na região.
O piloto será implementado inicialmente em embarcações voluntárias vinculadas à ASPERN. A CLS Brasil irá fornecer tecnologia de ponta para monitoramento via satélite, coleta e visualização de dados em tempo real, otimizando as operações marítimas e promovendo uma gestão mais inteligente dos recursos pesqueiros.
“Estamos muito orgulhosos dessa parceria com a ASPERN. Esse projeto representa um marco no uso da tecnologia para fortalecer a pesca no Brasil, aliando segurança, eficiência operacional e responsabilidade ambiental” afirmou o CEO, Júlio Pellegrini da CLS Brasil.
Com mais de duas décadas de atuação no país, a CLS Brasil é uma subsidiária do grupo francês CLS (Collecte Localisation Satellite), líder global em soluções baseadas no espaço para monitoramento ambiental e segurança marítima.
Já a ASPERN segue desempenhando um papel essencial na articulação de projetos estratégicos em benefício do setor pesqueiro do Rio Grande do Norte, fortalecendo os laços entre inovação tecnológica e desenvolvimento socioeconômico local.