
Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Mossoró, o Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes, localizado na Fazenda Rancho Verde, na estrada da Alagoinha, celebrará, neste domingo (31), sua 21ª Jornada Cultural
Durante a Jornada Cultural, ele reunirá convidados para uma Missa em Ação de Graças, o lançamento do livro de sua autoria, Crônicas Sertanejas, e uma visita guiada aos 12 pavilhões do Museu do Sertão, ao lado de sua esposa, a pedagoga Susana Goretti Lima Leite.
Atualmente, o espaço cultural conta com mais de 3 mil peças catalogadas em seu acervo, fruto de sua iniciativa, mantida com recursos próprios.
O museu é aberto à visitação de estudantes, mediante agendamento prévio. Em dias de visita, o público em geral também pode acessar o espaço, desde que contribua com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar da Criança Pobre de Mossoró.
“Não cobramos ingresso. O nosso objetivo é servir à comunidade e à educação. Recebemos escolas não só de Mossoró, mas de todas as cidades vizinhas. Já tivemos visita com 700 alunos aqui no museu”, enfatizou o professor Benedito.
Neste ano, a Jornada Cultural também contará com um momento especial: a bênção da imagem de Santa Luzia, idealizada e financiada por Benedito. O monumento, com 11,5 metros de altura e 15 toneladas, foi construído pelo escultor José Wellington Pereira da Silva, mais conhecido como Bibiu de Lajes, com a colaboração do também artista lajense João Galdino.
“Ao completar 80 anos, eu queria marcar o meu aniversario com um presente para a cidade de Mossoró. A estátua de Santa Luzia já foi sonhada por muita gente. Então, eu resolvi fazer por conta própria este monumento para presentar a minha cidade com a santa, que é a padroeira da nossa Mossoró”, afirmou Benedito.
A imagem foi transportada de Lajes para Mossoró e já está instalada na área de acesso ao museu, às margens da estrada. O momento da bênção da imagem será conduzido pelo padre Agostinho Justino dos Santos, capelão da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.
“A imagem é do povo. Foi um presente para a minha cidade, como mossoroense. Toda hora tem gente fazendo foto, rezando. Com a graça de Deus, Santa Luzia vai nos ajudar a fazer com que o povo fique mais religioso”, destacou.