O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, 71 anos, está internado no Hospital Walfredo Gurgel (HWG), depois de sofrer uma queda enquanto almoçava, na segunda-feira (06), em restaurante no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal.
 

Primo do ex-governador, o ex-deputado estadual Nelson Freire, informou que Fernando Freire “teve uma ‘queda’ de pressão arterial e caiu sobre a perna direita”, o que provocou fratura da cabeça do fêmur.

Nelson Freire disse à imprensa de Natal, por volta das 19 horas da segunda-feira, que havia a expectativa de Fernando Freire passar por cirurgia na mesma noite e receber alta em 48 horas para se recuperar do pós-operatório em casa e saber da causa da hipotensão (baixa pressão).

De família tradicional na política do Rio Grande do Norte, é pai da ex-vereadora Fernanda Freire e filho do falecido senador Jessé Pinto Freire, o ex-governador Fernando Freire ingressou na política em decorrência da morte prematura do irmão Jessé Filho, em 1988, no exercício do segundo mandato de deputado federal. O falecido tio José Pinto Freire foi prefeito de Natal.

Fernando Freire elegeu-se para a Câmara Federal em 1990, tendo renunciado ao mandato (1991/1995), depois de ter sido eleito vice-governador em 1994, na chapa liderada pelo ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho.

Em abril de 2022, Fernando Freire assumiu o cargo de governador com a renúncia de Garibaldi Filho para a disputa da cadeira de senador. No mesmo ano, Freire disputou a reeleição, tendo sido derrotado no segundo turno para a então ex-prefeita de Natal, Wilma de Faria.
Depois de deixar o governo, o ex-governador enfrentou diversos processos na Justiça relacionados a casos de corrupção e desvio de recursos públicos durante sua gestão.

Fernando Freire chegou a ser preso em 2015, após condenações por improbidade administrativa e peculato, e cumpriu parte da pena antes de ser beneficiado por decisões judiciais que reduziram o tempo de prisão, com progressão do regime fechado para o semiaberto.

Nos últimos anos, Freire manteve-se afastado da política e vinha levando uma vida mais discreta em Natal. O episódio de hoje reacendeu a atenção sobre o estado de saúde do ex-governador do Estado, que tem 71 anos e histórico de problemas de saúde.