O Campeonato Potiguar 2026 começou a ganhar contornos. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) realizou, nesta terça-feira (28), a primeira reunião do Conselho Técnico para organização da próxima edição da competição.
Participaram da reunião representantes de ABC, América, Globo, Laguna, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal, clubes que integram a Primeira Divisão estadual. As equipes que disputam atualmente a Segunda Divisão também foram convidadas e puderam acompanhar as discussões. Duas delas conquistarão o acesso e completarão o quadro de participantes da elite em 2026.
A proposta apresentada pela FNF é manter o formato utilizado em 2025. O sistema de disputa prevê grupo único na primeira fase, com todos os clubes jogando entre si em partidas de ida. Os dois primeiros colocados avançam diretamente para as semifinais, enquanto os times do 3º ao 6º lugar se enfrentam em um mata-mata classificatório, também em jogos de ida e volta. O 3º enfrenta o 6º, e o 4º enfrenta o 5º, definindo as outras duas vagas na semifinal. Tanto as semifinais quanto a final serão disputadas em confrontos de ida e volta. Os clubes que terminarem em 7º e 8º lugares serão rebaixados.
A data de início sugerida é 10 de janeiro, com a final marcada para 21 de março de 2026, totalizando 13 datas no calendário da competição. O planejamento foi validado pela diretoria de competições da CBF e apresentado oficialmente aos clubes.
A segunda reunião do Conselho Técnico está marcada para o dia 11 de novembro, quando serão apresentadas a tabela oficial e as definições finais do regulamento. Antes disso, uma minuta do regulamento será encaminhada aos clubes para análise e sugestões de aprimoramento.