A paralização é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp). Segundo a entidade, 40% do efetivo foi mantido em atividade, conforme determina a Lei de Greve. A paralisação tem duração prevista de 24 horas, e a orientação do sindicato à população é evitar colocar o lixo para coleta nesta segunda. 

O Projeto de Lei (PL) nº 4146 de 2020, conhecido como o "PL dos Garis", regulamenta a profissão de trabalhador essencial de limpeza urbana e fixa um piso salarial nacional, além de garantir direitos como adicional de insalubridade em grau máximo (40%), aposentadoria especial e redução da jornada de trabalho

A greve afeta os serviços de coleta de lixo em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. Segundo o sindicato, a paralisação tem como principal objetivo pressionar pela votação do Projeto de Lei nº 4.146/2020 que tramita no Senado Federal. A proposta reconhece a limpeza urbana como atividade essencial e estabelece direitos para a categoria.

O sindicato concluiu afirmando que acompanha o movimento nacional da categoria. “O SINDLIMP-RN estará na luta junto com a categoria no Rio Grande do Norte. Sem gari, a cidade para. E o Brasil precisa enxergar isso.”