Um jovem que seria convidado de um dos formandos de uma festa de formatura do curso de medicina, em Mossoró, compareceu ao evento usando uma fantasia com uniforme de um soldado da Alemanha Nazista. Além da vestimenta, ele também fez a saudação nazista ao posar para fotos.

A apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil, sendo inafiançável e imprescritível, independentemente da idade do autor. Quando a conduta é praticada por adolescente, menor de 18 anos, o ato é enquadrado como infração e está sujeito às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O rapaz iniciou sua fala reconhecendo a gravidade da situação e o impacto negativo causado por sua atitude. “Eu peço desculpas a quem se sentiu ofendido, quem se sentiu triste com essa situação”, afirmou. Ele alegou que não dimensionou o alcance que a escolha da fantasia teria: “Eu não sabia que repercussão isso poderia tomar”, disse.

Segundo o jovem, a farda foi adquirida em uma feira em Fortaleza (CE). Ele justificou que sua motivação principal era a busca por atenção e popularidade nas redes sociais, afirmando que sempre teve o desejo de ser “famoso” ou “importante”.

O rapaz detalhou que tem o hábito de se fantasiar de figuras históricas e da cultura pop citando o imperador francês Napoleão Bonaparte e personagens como Jason (Sexta-Feira 13) e Capitão América.

Ele afirmou ter visto o traje nazista apenas como “mais um personagem”, mas admitiu que a realidade se provou muito diferente.

Fonte: Blog do Barreto e Mossoró Notícias