
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) chega a um marco histórico em 2025: são 20 anos desde a transformação da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), em universidade federal, pela Lei nº 11.155, sancionada em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os destaques da noite estão as homenagens aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni). O professor aposentado José Espínola Sobrinho receberá o título de Professor Emérito, enquanto Isaura Amélia Rosado de Souza será agraciada com a medalha Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia. Já o Diploma de Mérito Administrativo será entregue aos servidores Antônio Aldemir Fernandes Lemos e Marcus Vinícius Rocha Herculano, além do professor Josivan Barbosa, último diretor da Esam e primeiro reitor da Ufersa.
O ministro Camilo Santana, destacou a importância da espanção da educação superior, no interior do Nordeste. A Universidade se tornou, no âmbito federal nas primeiras gestões do Governo Lula.
"As Universidades Federais, eram centralizadas nas capitais, na minha época inclusive. Hoje, as pessoas tem a oportunidade no interior do estado, ter faculdades de alta qualidade, de alto nível, como a Ufersa, uma das melhores universidades do país. Podendo iniciar o bloco de engenharia mecânica e ver a parceria da Medicina com a Engenharia. Na produção de próteses. Tive a oportunidade de conversar com um atleta. Uma prótese adaptativa além da corrida, para bois bicicleta. O papel das universidades, na pesquisa, não só na formação, na inovação, nas tecnologias. Parabenizar a governadora que está fazendo parcerias com as universidades. Financiando pesquisas, com bolsas para estudantes, para doutores, então isso faz parte do avanço da Educação do Brasil." Destacou, Camilo Santana.
Imagem: Camilo Santana recebe homenagem ao lado da governadora Fátima Bezerra
"Após duas décadas, da transformação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eu particularmente, sou tomada de uma emoção, porque na época eu fiz parte desse momento, na época como deputada. Que encontrou no governo do presidente Lula, essa sensibilidade e o compromisso que o governo Lula continua demonstrando. Com a expansão e fortalecimento na educação. No dia que estamos publicando o edital, do Semi-Árido mais Científico. O edital, para oportunizar, os jovens possam adquirir as suas bolsas e desenvolver suas pesquisas, para contribuir e desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil." Destacou Fátima Bezerra.