O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reuniu-se na manhã desta terça-feira (3) com o governador Cláudio Castro e representantes das forças de segurança do Rio de Janeiro, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, Centro da capital. Moraes chegou ao local de helicóptero, acompanhado do governador, para discutir ações e estratégias de segurança pública no estado.

O encontro ocorreu seis dias após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortes, entre elas quatro policiais. Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Victor Santos; o comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; o chefe da Polícia Civil, delegado Felipe Curi; e o diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnica Científica, Waldyr Ramos.

Alexandre de Moraes é relator da ADPF das Favelas, processo em que o STF determinou regras para a realização de operações policiais em comunidades do Rio. Ainda nesta terça, o ministro cumpre outros compromissos na capital fluminense, incluindo reuniões com representantes do Judiciário e com o prefeito Eduardo Paes (PSD).