
O Pingo da Mei Dia, evento que abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina, deu mais um passo rumo ao reconhecimento nacional. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto que inclui a festa no calendário turístico oficial do Brasil. Agora, a proposta segue para sanção presidencial.
O projeto foi inicialmente apresentado na Câmara dos Deputados pelo então deputado federal Paulinho Freire (União-RN) e teve relatoria no Senado do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que defendeu parecer favorável durante a sessão. A aprovação ocorreu de forma terminativa, o que dispensa votação em plenário.
Pingo da Mei Dia atrai multidões às ruas de Mossoró, consolidando-se como um dos maiores festejos juninos do país. Na edição de 2025, o evento reuniu cerca de 250 mil pessoas, movimentando a economia local, gerando empregos temporários e promovendo artistas regionais e nacionais.
A inclusão no calendário turístico brasileiro representa uma vitória para o Rio Grande do Norte, que passa a ter mais um evento de destaque reconhecido como patrimônio cultural e turístico. Além de fortalecer a imagem de Mossoró como polo de grandes festas populares, a conquista reforça a importância do Pingo da Mei Dia para a identidade cultural do Nordeste.