O tema da redação do Enem 2025 “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” foi considerado pertinente e desafiador pelo professor de redação Georgino Nobre, que acompanhou o processo de preparação dos alunos em Areia Branca. Para ele, a escolha da proposta reflete a tradição do exame em provocar reflexões sobre questões sociais urgentes e contemporâneas.
Segundo o professor, a palavra-chave do tema é “perspectivas”, o que exigiu dos candidatos uma abordagem mais ampla e analítica. “O Enem não pediu apenas para o aluno apontar os desafios do envelhecimento, mas para compreender as diferentes visões e possibilidades que envolvem esse fenômeno social”, explicou Georgino.
Ele destaca que as perspectivas poderiam ser tanto negativas, como o etarismo e a falta de políticas públicas adequadas, quanto positivas, como o protagonismo do idoso na sociedade seja como trabalhador experiente, consumidor ativo ou transmissor de saberes.
“O envelhecimento populacional traz desafios, mas também oportunidades. O idoso pode ser visto como um agente de transformação e parte importante da economia prateada”, pontuou.
No curso isolado de redação ministrado por Georgino Nobre, o tema do envelhecimento foi trabalhado sob diferentes enfoques. “Nossos alunos foram preparados para defender teses problematizadoras e mobilizar repertórios diversificados. Isso fez com que interpretassem o tema além do senso comum”, acrescentou o professor.
Ele avalia o nível de dificuldade da proposta como mediano a fácil para quem estudou adequadamente. “Por ser uma questão presente no cotidiano como nas discussões sobre aposentadoria, filas preferenciais e convivência familiar, o repertório é acessível. O desafio maior foi compreender o termo ‘perspectivas’ e apresentar soluções que valorizem tanto os obstáculos quanto as potencialidades da longevidade brasileira”, concluiu.