O projeto de instalação de um Hospital Universitário em Mossoró, que seria o primeiro desse tipo para a região Oeste do Rio Grande do Norte, deu mais um passo nesta segunda-feira (27). As equipes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) alinharam a criação de um grupo de trabalho para a montagem da proposta de instalação da estrutura de saúde na segunda maior cidade do estado.

O grupo será composto pelas equipes técnicas das duas instituições, além de outros atores como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O novo hospital é pensado para atender a região e ao município como campo de estudo e prática, visto que Mossoró conta hoje com diversos cursos da saúde, sendo três de medicina, em universidades públicas e privadas.

A criação do grupo foi afinada durante o encontro encabeçado pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Alexandre Motta, e o reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, com a participação da deputada federal Natália Bonavides e do vereador Daniel Valença, que é professor da universidade.

"Esse grupo já deve dar os primeiros passos na semana que vem, montando ponto a ponto a ser vencido para que se monte o projeto ideal", disse Alexandre Motta.

Além da iniciativa para Mossoró, a Sesap vem participando da construção da Hospital Universitário do Seridó, em Caicó. A nova unidade no Seridó, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi anunciada em julho e está avançando com a formatação do projeto. No início de setembro a Prefeitura de Caicó oficializou a doação de terreno para a construção do novo hospital. 

Atualmente, o RN conta com três hospitais universitários, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: Hospital Universitário Onofre Lopes e Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, e Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz.