Rio Bonito do Iguaçu amanhece destruída após tornado; seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas

Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, amanheceu destruída após ser atingida por um tornado na tarde de sexta-feira (7). Segundo a Defesa Civil, cerca de 90% da cidade foi destruída.

Na cidade, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas, conforme informou o órgão. Uma morte também foi registrada em Guarapuava, na região central do estado.

Equipes da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, estiveram em Rio Bonito do Iguaçu na manhã deste sábado (8) e registraram a destruição pelas ruas. As imagens mostram casas destelhadas, estruturas retorcidas, escombros, além de árvores, placas e postes caídos.

O tornado se formou em razão de um ciclone extratropical que atinge o Sul do país e também provocou chuvas fortes e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro estão em alerta.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado atingiu o nível EF3, com ventos de até 250 km/h. O índice é medido pela Escala Fujita Aprimorada (EF), que classifica a intensidade dos ventos conforme os danos causados.