A Unidade Móvel PetWay está em Areia Branca nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30) para a realização de castrações em animais de rua. A ação tem como objetivo contribuir para o controle populacional e a melhoria da saúde animal no município, fortalecendo as políticas públicas voltadas ao bem-estar de cães e gatos em situação de abandono.

O serviço chega à cidade por meio do mandato do vereador Eilson Tavares, que articulou a vinda da unidade móvel para atender a demanda local. A iniciativa também contou com a presença do vereador Robson Carvalho, parlamentar da capital potiguar que tem a Causa Animal como uma das principais bandeiras de seu mandato e tem atuado em ações voltadas à proteção e defesa dos animais em diversas cidades do Rio Grande do Norte.

fotos - TV Areia Branca 

"O Castramóvel é um sonho para muitas cidades do Rio Grande do Norte. A ideia era trazer em Novembro, mas devido a questão de agenda, por uma questão de logística conseguimos trazer nesses dois dias (segunda e terça) eu quero agradecer aos protetores independente. Porque existe todo um trabalho com os protetores, desde quando começamos o nosso mandato, a gente vem ajudando esse pessoal. Ajudamos os animais de rua da forma que a gente pode, com remédio, com ração, com castração. Estamos castrando os animais de rua, os protetores independentes vão dar o lar temporário para que esses animais possam se recuperar. Como eu falei, o Castramóvel é um sonho para muitas cidades e hoje estamos trazendo para Areia Branca." Destacou, Eilson Tavares.

"Eu faço parte do Cadeia para Maus-tratos, é o maior exemplo para maus-tratos de animais do RN. A gente trabalha Políticas Públicas voltadas a Causa Animal. Estamos aqui, ao lado do vereador Eilson prestigiando essa ação, muito importante para a cidade de Areia Branca. A castração é a principal para animais de rua, quando a gente fala em Saúde Pública, falamos também dos animais. Nós temos um dado que é cerca de 30 milhões de animais de rua no Brasil. É um dado alarmante, mas através de Política Pública e amenizar e as castrados. 70% dos brasileiros hoje tem pet, o pet faz parte da família brasileira. Nós temos que tratar com seres eficientes, que sente dor, sente fome e que precisa de Políticas Públicas. O nosso mandato é em dever das pessoas, mas também dos animais." Destacou, o vereador Robson Carvalho. 

 

Ao todo, estão previstos atendimentos para 75 animais, sendo 40 machos e 35 fêmeas. As castrações são realizadas por equipe especializada, seguindo todos os protocolos veterinários necessários, garantindo a segurança dos procedimentos e reforçando a importância da prevenção como ferramenta essencial no combate ao abandono e aos maus-tratos de animais.

fotos: TV Areia Branca 

Em entrevista a TV Areia Branca, o médico veterinário Armando Luís, destacou  " A castração é uma cirurgia segura, onde os machos retiramos os Testículos e já fêmea retiramos o Útero e os Ovários. O que nós temos feito é numa quantidade de castrações, cerca de 60 em dois dias. Vai depender das cidades, tem cidades que nós fazemos mais. Nosso trabalho já está chegando na Paraíba também. O Rio Grande do Norte em si, nós já rodamos em todas as regiões, em cidades destintas."