Diante da situação, a Seap enviou equipes da Vigilância Sanitária, da Ouvidoria e da fiscalização Suspeita é de intoxicação afetaram 500 detentos no Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio e na   Cadeia Pública Manoel Onofre, em Mossoró, apresentaram sintomas de infecção intestinal nos últimos dias.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que as duas unidades abrigam aproximadamente 1.500 presos. Após o registro dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o atendimento médico no sistema prisional, enviando 12 profissionais de saúde, entre eles quatro médicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os detentos passaram a receber hidratação e medicação para controlar os sintomas.

Foram encaminhadas Amostras das refeições para análise laboratorial com o objetivo de identificar a causa do surto. Relatos sobre problemas na qualidade da alimentação são recorrentes e incluem queixas de mau cheiro e até presença de larvas nas refeições.

Diante da situação, a Seap enviou equipes da Vigilância Sanitária, da Ouvidoria e da fiscalização contratual para acompanhar o caso e cobrar providências da empresa responsável pelo fornecimento de cerca de 4.500 refeições diárias às unidades prisionais da região.