A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) realizou, nesta quinta-feira (25), uma reunião técnica para discutir os problemas causados pelas intoxicações provocadas por peixes contaminados com ciguatera.

A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de peixes contaminados por uma neurotoxina (a ciguatoxina). Essa toxina é produzida por microalgas marinhas e se acumula na cadeia alimentar como em peixes grandes e predadores. Os principais focos são a Ilha de Fernando de Noronha e o litoral do Rio Grande do Norte.

Com o objetivo de discutir e encontrar alternativas de enfrentamento, a reunião acontece na Universidade Potiguar da Avenida Senador Salgado Filho e conta com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Universidade Federal do RN (UFRN), Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), IBAMA, Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI), IDEMA e IDIARN. Thiago Raulino, subcoordenador da Suvisa e Rafaela Araújo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, coordenam a reunião e participam das mesas de debates.

Entre os temas de discussão estão: “Poluição marinha e sua relação com a proliferação de microalgas tóxicas: estudo de caso em Fernando de Noronha”, com Cybelle Longhini, da UFRN; “Contexto epidemiológico das intoxicações por ciguatera no Rio Grande do Norte”, tendo como palestrante Diana Paula de Souza Rego, da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, da Sesap; “Ações de Vigilância Sanitária em saúde na mitigação de surtos de ciguatera em Fernando de Noronha”, com Guilherme Ricardo Pereira Santos, da Vigilância em Saúde de Fernando de Noronha; “Cadeia Produtiva do Pescado e Atuação dos Órgãos Reguladores”; “Experiências e Estratégias do Ministério da Saúde para Enfrentamento das Intoxicações por Ciguatera” e “Clínica da Ciguatera e Manejo de Pacientes”, temas de Danielle Cristine Castanha Puttini, do Ministério da Saúde

Fonte: SESAP/ASSECOM